Eça de Queirós (1845-1900)

EÇA DE QUEIRÓS (1845-1900)

O escritor Eça de Queirós foi amigo do conde de Ficalho, com ele fazendo parte, juntamente com o historiador Oliveira Martins ou o escritor Ramalho Ortigão, de um grupo de intelectuais que se autodenominou Os Vencidos da Vida. Em 1898, numa deslocação que fez ao Alentejo, acabou por visitar o Palácio Ficalho, visita que descreve numa carta à sua mulher Emília de Castro assim:

“Foi muito agradável. Para ir à [herdade] Corte Condessa estava no meu plano dormir em Serpa — e o bom Ficalho [conde de Ficalho], com um rasgo que, em tão grande egoísta, me impressionou e tem impressionado todos os amigos, abandonou as delícias do Centenário, e veio comigo a Serpa, fazer-me as honras do seu solar.”

(…) “Dia encantador. Serpa, terra lindamente pitoresca. Solar Ficalho com grande ar, sala de armas, terraço alto dominando toda a região, muralhas, etc. — Tudo um pouco abandonado — mas confortável, e até com móveis de arte!”

Os dois amigos não adivinhavam que as suas famílias se iriam juntar através do casamento de António Martim de Mello (bisneto do conde de Ficalho) com Mariazinha Eça de Queiroz (neta de Eça de Queirós). Esta relação familiar explica a importante presença de obras de/sobre o escritor na casa, e das várias fotografias que o recordam.