Vida e guerra nas fotografias de José M. Rodrigues
Vida e guerra nas fotografias de josé m. Rodrigues
01.05.2022
Sem Título, Original é a nova exposição do fotógrafo José M. Rodrigues no Centro Interpretativo da Cidade de Évora, no Palácio de D. Manuel. São cerca de 100 fotografias, actuais, que representam pessoas e a vida transformada pela guerra. Pode ser vista até 26 de Junho.
“No trabalho final desta exposição aconteceu a guerra. A parte humana foi invadida por ela. Mostrar a vida tornou-se uma prioridade, por isso modifiquei a exposição. A par do sonho de mostrar a vida que é possível, estas fotografias pretendem também e com urgência alertar para o que é viver debaixo de guerra”, explica o autor, galardoado com o Prémio Pessoa em 1999.
“As obras estão divididas em painéis, cada um com duas ou três fotografias. Deste modo, cria-se uma sequência entre os painéis em si e uma sequência interior em cada painel que constrói um todo. Outra faceta desta exposição são os grandes formatos. São faixas em papel puro de algodão soltas
no espaço e no ar, que possibilitam uma aproximação grande com o olhar”, acrescenta.
Com carreira há muito ligada a Évora e ao Alentejo – onde cresceu, apesar de ter nascido em Lisboa – Rodrigues tem-se dividido entre Portugal e a Holanda. É professor no Departamento de Artes Visuais da universidade eborense desde 2009.