Artesanato surpreendente no museu do cante

ARTESANATO SURPREENDENTE NO MUSEU DO CANTE

As delicadas miniaturas de Francisco Manuel Soares são a mais recente exposição do Museu do Cante, em Serpa. Pelas Mãos de um Artesão – Carros de Tracção Animal revela um trabalho de pormenor impressionante. Os modelos permitem ao visitante uma relação de proximidade com um aspecto noutros tempos crucial da vida rural. A mostra pode ser vista até 26 de Abril.

Recorde-se que o Cante Alentejo foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.

O Museu do Cante (Rua dos Cavalos, 12) inaugurou em Agosto de 2021 e surgiu na sequência da já existente Casa do Cante, que possui o Centro Documental Manuel Dias Nunes, uma galeria de exposições e um auditório, ganhando então um centro interpretativo.

O conteúdo é apresentado de forma menos académica e de mais fácil acesso, dispondo de muita informação em suporte físico e muito mais em digital. Uma das curiosidades é a “box do cante”: entrando na caixa pode ter-se a ideia do que é estar no meio de um grupo coral, “juntar-se” a ele e cantar e gravar.

O espaço tem ainda uma colecção de registos de áudio desde os anos 30 do século passado. Recorde-se que o cante alentejano foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.

museo do cante alentejano - Serpa
museo do cante alentejano - Serpa