Os Mello de Serpa (“os Ficalho”)
OS MELLO DE SERPA ("OS FICALHO")
A família Mello chegou a Serpa nos anos 1400, quando um João de Mello foi nomeado pelo rei D. João I protector desta parte da fronteira com Castela, e depois alcaide-mor de Serpa. Terão sido suas as edificações primitivas junto à muralha que no século XVII deram origem ao Palácio Ficalho.
E se alguns por aqui ficaram, outros viveram bem longe. De Malaca a Nagasaki (Roque de Mello, capitão-mor e governador de Malaca), de Castela (Guiomar de Mello, camareira de Isabel, rainha de Espanha e imperatriz) ao Rio de Janeiro (Pedro de Mello, governador da capitania do Rio de Janeiro), foram muitos os lugares por onde passaram. Todos estes e muitos outros, que se notabilizaram na política, nas letras ou na botânica, são apresentados a quem vem conhecer o palácio.
Ao mesmo tempo abrimos o arquivo de família a quem esteja interessado em investigar todo este universo. São vários os capítulos da história dos Mello de Serpa (também conhecidos como “os Ficalho”) que estão por escrever. Pouco se sabe, por exemplo, sobre a relação entre esta casa agrícola e o império colonial português. É tempo de trazer luz a lugares da história que têm permanecido na sombra, e neste sentido encorajamos os historiadores a fazerem uso do nosso arquivo.